PM Polêsine

Última atualização: segunda-feira, 08 de março de 2021



Protegido por um belo vale na tranquilidade do interior gaúcho, o município de São João do Polêsine nasceu da união da religiosidade e da saudade da velha terra. Inicialmente, chamado de Terra de Manoel Py, com o passar dos anos foi chamado de São João do Polêsine, uma forma de agradecer ao Padroeiro São João Batista pela boa acolhida na terra nova e manter viva na lembrança a Polêsine das planícies do Rio Pó, no norte da Itália

Situado na parte central do Vale do Jacuí, fica a 45 quilômetros de Santa Maria e integra a Quarta Colônia de Imigração Italiana do Estado. Com seus 2,7 mil habitantes é um município em desenvolvimento. A emancipação chegou em 1992, com o empenho da população, e a instalação da primeira administração ocorreu em 1993.

A vocação para trabalhar a terra fica visível antes mesmo de chegar-se em São João do Polêsine, quando as plantações de arroz indicam ao visitante que a cidade está próxima. Essa relação com a natureza fez com que os seus recursos naturais se mantivessem muito bem preservados.

Programar-se para um passeio pelos vales e morros que cercam São João do Polêsine ou conhecer a reserva das Pedras Brancas, uma área de mata nativa, com trilhas ecológicas são opções das mais saudáveis.